terça-feira, 7 de julho de 2009

Complicações da VNI

Resumo de caso:

Paciente jovem, portador de SIDA, internado no CTI para tratamento de uma pneumonia comunitária. Inicialmente, estável hemodinamicamente, lúcido e orientado, dispnéia leve e tosse produtiva. Em uso de oxigenioterapia via macronebulizador com máscara. SpO2 = 95%.

Dois dias após: Redução do sensório, dispnéia pronunciada e AP abolida a ESQ. SpO2 = 88%. Solicitado RX de tórax.

ATELECTASIA TOTAL ESQUERDA

INICIADA FISIOTERAPIA: CPAP com máscara facial entre 10 e 15 cm H2O por 30 min + posicionamento corporal + manobras manuais.
Expectoração de pouca quantidade de secreção purulenta e espessa.
Melhora na SpO2 = 92% e discreta melhora na AP.

Solicitado novo RX.


REVERSÃO PARCIAL DA ATELECTASIA

Retomada a FISIOTERAPIA: CPAP entre 20 e 25 com H2O por 20 min + posicionamento + manobras manuais.
Expectoração de secreção em maior quantidade. Melhora significativa da AP e SpO2.

Novo RX de tórax.




REVERSÃO QUASE TOTAL DA ATELECTASIA

E

AEROFAGIA SIGNIFICATIVA



Este tipo de complicação geralmente não é grave, mas em um paciente com resíduo alimentar volumoso pode complicar com refluxo e broncoaspiração. Alguns estudos científicos informam que VNI com pressões inspiratórias próximas a 20 cm H2O ou maiores pode provocar distensão gástrica gasosa.

Aguardem outras publicações!

Abraços a todos.

10 comentários:

Rafael disse...

Otimo BLog.!

PArabnes pelas informações é otimo saber melhor as aplicações e informações de bons fisioterapeutas.

Daniel Arregue disse...

Muito obrigado pelo elogio Rafael. A participação de pessoas como você é que alimenta este trabalho. Abçs.

Rossine disse...

Interessante este caso, entretanto acredito que a conduta adotada talvez não tenha sido a melhor. Penso que o mais adequado seria uma VNI em dois níveis de pressão (BIPAP ou PS+PEEP), ao invés do CPAP, já que a pressão inspiratória seria maior, pois, pelo apresentado, parece se tratar de uma atelectasia obstrutiva devido rolha de secreção em brônquio fonte. Ademais,poderia ser feita uma conduta conjunta realizando-se uma nebulização com soro fisiológico 0,9% a fim de fluidificar as secreções e facilitar a desobstrução.

Daniel Arregue disse...

Vc tem razão Rossine!
Mas este hospital é muito carente de recursos e não temos VNI. Concordo com a nebulização, principalmente se for associada à VNI. Lembro que este paciente já se encontrava em macro com boa névoa e mesmo assim obstruiu. Como o nível de consciência rebaixou com a piora da troca gasosa, iniciamos a conduta às pressas com o intuito de evitar uma intubação. Felizmente logramos êxito, este paciente recebeu alta da UTI dois dias após.
Fica o registro da AEROFAGIA durante VNI com pressões elevadas.

Muito obrigado pelo seu comentário. Sinta-se a vontade para participar sempre que quiser.

Abçs.

Rossine disse...

Daniel, na nossa UTI usamos o Inter 5 Plus como respirador. Absolutamente não é dos melhores e nem ao menos foi feito para VNI, embora seja possível fazê-la nesle. Conseguimos usá-lo para fazer as VNI's em 2 níveis de pressão (PS+PEEP). Caso vcs não disponham de máscaras para VNI - tenham apenas para CPAP, dá pra adaptá-las através da vedação de um dos orifícios da máscara e ligando-se o outro orifício a um um tubo T com o terceiro orifício também ocluído. Às vezes, qdo nossas máscaras estão para esterilização fazemos esta "gambiarra". Caso seja de seu interesse, posso enviar-lhe nosso protocolo para realização de VNI.
Abraços e parabéns pelo blog, acompanho sempre!

Daniel Arregue disse...

Rossine, eu tenho interesse no seu protocolo de VNI. Também realizo com frequência no INTER 5. Podemos trocar informações. Bjs

Thaise disse...

Oi Daniel!!! essa pressão acima de 20cmh20 pode levar a uma aerofagia pois é maior que a pressão de abertura de esôfago, é isso?
Depois quero esse protocolo de VNI da Rossine se possivel! Bjos e parabens pelo blog

Daniel Arregue disse...

É isso mesmo Thaise. Os pacientes que apresentam muito desconforto podem fazer aerofagia com pressões ainda menores. Bjs.

Unknown disse...

Muito obrigado, ainda sou acadêmico e seus posts tem ajudado em muito meus estudos!

Anônimo disse...

Ola gostaria q. Vc me enviasse o protocolo de vni em innter 5 ... Grata ... Rkfigueiredo@ yahoo.com.br