sábado, 17 de julho de 2010

Gráficos em VM - Interpretação clínica (conceitos básicos)

A descrição gráfica em ventilação mecânica envolve quatro parâmetros físicos básicos: VOLUME, FLUXO, PRESSÃO e TEMPO.

Os parâmetros físicos diretamente relacionados com a ventilação: VOLUME, FLUXO e PRESSÃO são apresentados simultaneamente em função do TEMPO na tela do respirador.



Os traçados destes gráficos podem informar sobre o modo de ventilação utilizado, as características mecânicas do sistema respiratório (SR) do paciente e suas mudanças relacionadas com algumas doenças, impedâncias mecânicas do circuito do respirador e da via aérea artifical e a interação entre o paciente e o respirador durante a ventilação.

Outros gráficos, chamados de "loops": VOLUME - PRESSÃO e FLUXO - VOLUME também fornecem informações rápidas sobre as mudanças mecânicas na função respiratória.



Como este assunto é muito extenso, dividirei-o em várias partes que serão apresentadas nas postagens seguintes, respeitando uma sequência progressiva de informações.

Até a próxima.

Abraços a todos.

2 comentários:

Rossine disse...

Daniel, onde posso encontrar um material detalhado sobre as análises gráficas na ventilação? Gostaria de me aprofundar mais nesta parte da VM.

Obrigado

Daniel Arregue disse...

Rossine, eu ganhei um livro que fala sobre este assunto de maneira bastante clara, ele é de 1999, mas me agrada bastante. Estou tb consultando ele para publicar este tema nesta e nas próximas postagens.

Rapid Interpretation of VENTILATOR WAVEFORMS. Jonathan B. Waugh, Vijay M. Deshpande, Robert J. Harwood. Prentice-Hall. 1999.

Se souber de outros me informe.
Abçs.